sábado, 10 de setembro de 2011

Aprenda a dizer "não" - parte final


Hoje escrevo sobre a última parte do cursinho rápido "Como aprender a dizer não", com mais algumas situações que podem acontecer com qualquer um...
Para quem ainda não teve oportunidade de ler as outras lições, seguem os links:
Aprenda a dizer não para amigos e familiares: http://mulheres30plus.blogspot.com/2011/09/aprenda-dizer-nao-parte-i.html
Então vamos lá... Como dizer "não"se:
a) Uma amiga fica perguntando detalhes e mais detalhes sobre a sua vida sexual.
A melhor resposta nesse caso é dizer diretamente que não gosta de falar sobre esse assunto. Ser irônica também é uma boa sacada. "Pergunte se ela está precisando de ideias na cama e sugira que ela procure um terapeuta", ensina Célia Leão, consultora de etiqueta. "Inventar coisas absurdas para deixá-la sem graça também é uma solução", dá a dica Claudia Matarazzo, consultora de etiqueta e comportamento.
b) No meio de uma roda de amigos e conhecidos perguntam o seu salário.
Célia Leão tem uma frase perfeita para essa situação: "Posso ganhar mais do que preciso para viver, mas seguramente ganho menos do que mereço". Dizer que ganha bem e, por isso está com cara de felicidade, também ajuda a descontrair e mudar de assunto.
c) Aquele acompanhante ou amigo(a) que, quando está em um restaurante, fica sempre querendo provar coisas do seu prato e já vai logo enfiando o garfo na sua comida.
Falar a verdade é a melhor solução. "Diga para o sem noção que não faça isso, pois você fica incomodada quando mexem no seu prato", diz Ligia Marques, consultora de etiqueta e marketing pessoal. "Se alguém enfiar o garfo na sua comida sem pedir licença, diga para a pessoa ficar com tudo, que você vai pedir outra", sugere Célia Leão. Já Claudia Matarazzo acha que o ideal é pedir talheres novos para a pessoa. "Já que ela vai colocá-los no meu prato, que ao menos estejam limpos".
É óbvio que tem algumas respostas mais ríspidas, algumas sarcásticas, mas acredito que se fizermos as coisas de acordo com os nossos valores e crenças a situação fica sempre menos constrangedora!
E você, também tem dificuldade para dizer "não"? Em quais situações?
Bjôoooo

Fonte: Revista Marie Claire - por Thais Szegô


Nenhum comentário: