terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aprenda a dizer "não" - parte II


Para quem não acompanhou a postagem de ontem, com a primeira parte do guia "Aprenda a dizer 'não'", acesse o link http://mulheres30plus.blogspot.com/2011/09/aprenda-dizer-nao-parte-i.html e comece a dizer "não" a amigos e familiares inconvenientes...
A segunda parte do guia, um pouco mais "polêmica" fala sobre algumas situações, a dois, em que a melhor coisa é, sim, dizer "não"... Como, por exemplo, quando:
a) Um cara da turma te chama para um encontro, mas, mesmo sendo bacana, ele não faz o seu tipo.
Você pode até sair uma vez com ele para ter certeza que vocês não combinam, opina Claudia Matarazzo, que também escreveu o livro Amante Elegante - Um Guia de Etiqueta a Dois (Editora Melhoramentos). "Pode ser uma noite divertida que não precisa, necessariamente, terminar na cama", complementa Ligia Marques. "Deixe isso muito claro antes de sair com ele e tudo bem". Mas se você tem certeza de que não quer aceitar o convite, Célia Leão acredita que o melhor é devolver a pergunta: "O que você faria se a fulana te chamasse para sair?". Usando como exemplo uma pessoa por quem ele não tem interesse.
b) Seu namorado ou marido propõe algo que vai além dos limites que você considera aceitável.
Nesse caso é imprescindível que você diga com todas as letras que não vai rolar. "Entre quatro paredes não há regras, desde que os dois concordem", afirma Célia Leão. "Se violentar é uma maneira simples de acabar com o relacionamento. Isso só mostra que a sua auto-estima está muito baixa.
c) Um caso que é muito ruim de cama, mas é uma pessoa legal que você não queria magoar ou eliminar da sua vida.
"Avalie se vale a pena investir nesse treinamento para deixar o garoto mais espertinho", sugere Ligia Marques. "Se não for o caso, mantenha a amizade, sem estresse. Falar que você não está em um bom momento, também é uma saída. "Diga que precisa ficar sozinha. Se for preciso, faça até um pequeno drama". Mas é importante não deixar que ele se sinta mal.
d) Não está a fim de transar e ponto, mas ainda não tem intimidade o suficiente para dizer isso claramente.
Célia Leão acredita que essa é uma boa chance de aumentar a intimidade. O ideal é tentar sentir o clima antes de encontrá-lo. "Por telefone, na maioria das vezes dá para se ter uma ideia de quais são as intenções da pessoa, e se sente que ele quer transar, não saia". Outra solução é inventar outro programa ou mesmo dizer que não está se sentindo bem e que precisa ir para casa.
E você, também tem dificuldade para dizer "não"? Em quais situações?
Bjôooooo

Fonte: Revista Marie Claire - por Thais Szegô




Nenhum comentário: