quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Aprenda a dizer "não" - parte III


Os dois posts anteriores, para quem ainda não leu, falavam sobre "como dizer não a amigos e familiares"  http://mulheres30plus.blogspot.com/2011/09/aprenda-dizer-nao-parte-i.html e "como dizer não na cama, a dois" http://mulheres30plus.blogspot.com/2011/09/aprenda-dizer-nao-parte-ii.html.
A terceira parte dessa tarefa tão árdua, nos ensina como dizer "não" em algumas situações de nossa vida profissional, como quando você:
a) Não está a dim de participar de uma vaquinha cara para comprar um presente para alguém de quem você não gosta muito ou não tem muito contato, sem parecer muquirana.
"Diga sem medo que adoraria, mas está muito apertada, pois quem sabe das suas finanças é você", diz Célia Leão, consultora de etiqueta. "Pode responder também que depois dará uma lembrancinha para a pessoa, mesmo que isso não aconteça", acrescenta Claudia Matarazzo, consultora de etiqueta e comportamento. "Se for preciso, seja mais direta e diga que não tem muita intimidade com a pessoa e que podem contar com você quando for alguém mais chegado", complementa Ligia Marques, consultora de etiqueta e marketing pessoal.
b) O chefe sugere uma ideia que você acha terrível.
Segundo Célia Leão, uma boa tática é começar elogiando-o. "Diga que você achou a proposta muito interessante, mas pergunte o que ele acha de fazer de outra maneira", sugere. "Apresente a sua ideia com uma boa argumentação e leve uma solução, não apenas uma crítica", ensina Célia. "E é importante que essa conversa seja em particular", acrescenta Claudia Matarazzo. Mais uma dica da Ligia Marques: "Se sentir que ele não está aberto para esse tipo de conversa, obedeça e pronto".
c) Aquele colega mala que vive te chamando para um café no fim do dia e te aluga com dramas familiares que não te interessam nem um pouco e ainda atrapalham sua rotina.
Dizer que está atolada de trabalho é uma ótima solução, na opinião de Célia Leão e Claudia Matarazzo. "Responder para a pessoa de maneira monossilábica é uma boa maneira de mostrar educadamente que você está sem tempo", ensina Célia. Aprender a dar um corte na conversa também é eficiente. "Diga: Fulano, eu gostaria muito de poder te ajudar, mas sou péssima com esses assuntos. O que eu posso te desejar é sorte", exemplifica Ligia Marques.
d) Uma happy hour no dia em que você tinha planejado ir para casa para fazer uma sessão de beleza, com direito a depilação na virilha e pintura dos cabelos, mas os colegas insistem que você vá.
A solução mais prática e direta é dizer que você já tinha agendado e pago os tratamentos e que não há como desmarcar. Mas, segundo as consultoras de etiqueta ouvidas, se você acha que a sua presença no evento pode ser importante, vá e fique uns 15 minutos.
e) Uma amiga que pede para você indicar o marido dela, que não é lá muito trabalhador e você já sabe, para uma vaga na sua empresa.
Diga que a empresa em que você trabalha tem uma política muito rigorosa e, por isso, não contrata ninguém dessa maneira. Outro jeito de escapar dessa saia justa é dizer que vai indicá-lo, mas não fazer isso de fato. "Você pode até entregar o currículo dele, mas é importante que você diga ao empregador o que pensa sobre o candidato", afirma Claudia Matarazzo. "Quem sabe ele é meio folgado, mas é um gênio", pondera Célia Leão.
E você, também tem dificuldade para dizer "não"? Em quais situações?
Bjôooooo

Fonte: Revista Marie Claire - por Thais Szegô

Nenhum comentário: